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> Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:48

oh,Hell..world!

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╬ ╬

╬Paisagens de Outono e Inverno╬

╬ ╬

Terminado o verão, em muitos países do hemisfério norte, as folhas de muitas árvores começam a se tornar amareladas. A paisagem, em certas regiões, perde grande parte do viço e o verde vai tornando-se cada vez mais fraco.

Alguns meses depois, o que em muitos lugares era um arvoredo frondoso não passa agora de um conjunto de galhos e troncos secos, apontando melancolicamente para um céu cinzento ou esbranquiçado.

Para um paisagista, ter uma paisagem nesta situação não poderia ser mais desoladora. No entanto, observando bem a nova aparência de que se reveste a natureza nas estações frias, grandes mestres conseguiram realizar o feito de criar quadros muito interessantes.

╬-Comece por estudar as cores, que tendem para o vermelho no outono, e para o azul no inverno.

╬-preste atenção nas formas das árvores, em geral são fortes e dramáticas; você poderá captar curiosos padrões lineares de uma espécie para outra. Tais formações costumam ter contornos definidos, e, se você conseguir selecioná-las e arranjá-las contra um céu pálido, com certeza obterá efeitos surpreendentes.

╬Aqui, demonstro como as silhuetas padronizadas dos galhos das árvores podem constituir excelente motivo para um desenho:



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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:50


Hachuras Cruzadas~Tom & Forma

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"Selva"-1982





Este desenho foi feito a bico de pena. Empregou-se hachuras cruzadas para modelar a figura do homem. Varia-se a densidade das hachuras cruzadas para produzir o tom desejado. Observe também que o tronco da árvore é modelado com traços arredondados, hachurados.

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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:51

Hachuras Cruzadas

A tinta nanquim destina-se basicamente ao desenho linear. Para a obtenção de tons, portanto, recorre-se ao traçado de uma série de linhas paralelas, que, ao ser combinada com outra série de linhas, também paralelas, mas orientadas em outra direção, resulta num tom sólido. É o que se denomina técnica de hachuras cruzadas.

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Tom & Forma



As hachuras são desenvolvidas tendo como base a variação do espaçamento das linhas, de sua espessura, e do número de camadas.



Com um pouco de prática, você poderá ser capaz de reproduzir qualquer tom, escuro ou claro. Para isso, convém levar em consideração de que uma série de hachuras, ao ser cruzada com a outra, produz um tom 2 vezes mais escuro que o de uma única série; e, que se as linhas forem grossas e traçadas umas perto das outras, elas produzirão o efeito de um tom mais escuro do que se forem finas e espaçadas ( veja o desenho acima).

Você pode também variar o comprimento e a direção de seus traços, para indicar o formato do objeto que está desenhando (por exemplo, utilizando traços curvos ao desenhar objetos arredondados).

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Tom & Forma



As hachuras são desenvolvidas tendo como base a variação do espaçamento das linhas, de sua espessura, e do número de camadas.

Com um pouco de prática, você poderá ser capaz de reproduzir qualquer tom, escuro ou claro. Para isso, convém levar em consideração de que uma série de hachuras, ao ser cruzada com a outra, produz um tom 2 vezes mais escuro que o de uma única série; e, que se as linhas forem grossas e traçadas umas perto das outras, elas produzirão o efeito de um tom mais escuro do que se forem finas e espaçadas ( veja o desenho acima).



Você pode também variar o comprimento e a direção de seus traços, para indicar o formato do objeto que está desenhando (por exemplo, utilizando traços curvos ao desenhar objetos arredondados).

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Lembre-se de que desenhos muito detalhados ou meticulosos como este precisam de um excelente material de referência.



Procure trabalhar também com fotografias, já que é difícil, quanto não são impossíveis, as reproduções de locais com padrões tão elaborados.



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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:52

*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~

Variação dos Traços

Procure fazer os traços das hachuras cruzadas bem espontâneos, para que seu desenho não pareça excessivamente mecânico. Experimente penas de diferentes espessuras e veja como cada uma delas pode ser útil para o que você pretende desenhar.



E lembre-se: quando você aperta com mais força sua caneta, você obtém uma linha mais pesada.

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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:53

*~*~*~*~Linhas de metal e o tom e o vidro – um exercício
Procure trabalhar este meu exemplo aqui:



Lembre-se de que desenhos muito detalhados ou meticulosos como este precisam de um excelente material de referência.

Procure trabalhar também com fotografias, já que é difícil, quanto não são impossíveis, as reproduções de locais com padrões tão elaborados.

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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:54

........................
As vantagens do acrílico~exemplo~"Paisagem de Inverno Tropical"



Neste belo e simples tema, demonstramos como tirar o máximo proveito das técnicas de pincel seco e veladura, para se pintar efeitos de luz de nosso inverno tropical.
Material utilizado: um painel montado de 35x29 cm, uma seleção de pincéis ovais, chatos de cerdas, médios e pequenos. Preparado acrílico liquido. Um lápis. Uma espátula. Paleta de 10 cores: azul-ftalo, azul-ultramar, terra de siena, branco, preto, amarelo-ocre, amarelo-cádmio,verde cromo.

As vantagens do acrílico
A utilização das técnicas de pincel seco e de veladura com tinta acrílica ressalta bem as propriedades dessa tinta, em particular seu reduzido tempo de secagem. Isso significa que você pode pintar sem problemas sobre uma cor que aplicou poucos minutos antes. Dessa forma, você pode conseguir a mesma riqueza de cores da pintura a óleo, mas sem precisar esperar vários dias para poder apreciar os resultados.


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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:55

**~*~*~*~*~As Pedras no Rio-exemplo simples~"As Pedras no Rio"



Este exemplo bem fácil mostra-nos as diversas possibilidades de manipulação da tinta acrílica. Antes de começar, decida se você vai utilizar preparado fosco acrílico – que produz uma pintura de foco bem nítido – ou água, mais adequada para o acabamento em que a precisão não seja tão importante.

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Comece o trabalho com um esboço superficial da paisagem, a lápis, sobre painel de ilustração.



Material a ser empregado:

Painel montado de 36x28 cm. Uma seleção de pincéis mistos de marta, incluindo um chato grande e um redondo pequeno. Preparado acrílico fosco. Esponja. Paleta de 6 cores: terra siena, azul ultramar, verde-veronese, terra de sombra queimado, amarelo-ocre, branco-titânio.



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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:55

Pastel~Exemplo Simples



Em “Após o Banho”, claramente inspirado nos trabalhos do grande Degas, os tons da mulher, aplicados com desenvoltura, são aquecidos pela cor do papel. Mas observe também que foram utilizadas sombras frias sobre a pele para criar uma influência recíproca entre cores quentes e frias.

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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:56

Pastel

Técnicas de Mistura de Cores

Ao trabalhar com pastel você pode formar cores utilizando diversas técnicas. A construção gradual da cor em várias camadas, a veladura, e a sobreposição de 2 cores são processos que produzem resultados diferentes, bem caracterizados. Vale a pena experimentá-los para ampliar seu domínio da cor – em vez de fixar-se em apenas uma técnica, sobre a qual você tenha melhor controle.

Construção gradual da cor

Para entender o processo, faça 3 amostras: primeiro, preencha um retângulo com uma rica camada de pastel. Com a mesma cor, mas trabalhando com o pastel de lado, sobreponha outra camada. Continue construindo a cor gradualmente, acrescentando novas camadas da mesma cor até um total de 5. Então, pinte outro retângulo, usando na primeira camada a mesma cor da amostra precedente. Na segunda, porém, aplique uma cor diferente, outra na terceira, e assim sucessivamente até a quinta camada.



Finalmente, na terceira amostra, pinte o 1º retângulo usando a mesma cor de base das amostras anteriores e escolha outras 4 cores para as demais camadas, alterando agora a direção dos traços a cada nova aplicação de cor.



Esses 3 exemplos ilustram o processo de construção gradual de cor e demonstram que o pastel pode também ser utilizado para criar efeitos chapados – e não apenas para obter resultados delicados.


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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:57

~exercício simples~variação~

você pode, com a técnica do esfumado, fazer pêssegos.



O esfumado é uma técnica ideal para reproduzir a textura aveludada dos pêssegos, especialmente quando se trabalha com um papel de aquarela texturizada, que acentua as pinceladas ágeis e ajuda a dar vibração à cor.



Não há necessidade de preparar o papel – o acrílico não é absorvido. Basta prender suas bordas a uma prancha de desenho.



Material empregado:



Uma folha de papel de aquarela texturizado, quadrada, de 45 cm. Uma mesa maior do que o papel. Fita adesiva de 25 mm. Um pincel chato de cerdas, um pincel chato misto de marta, e 2 ou 3 pincéis redondos, finos, mistos de marta. Um lápis. Uma paleta de 9 cores: negro, branco titânio, amarelo-ocre, azul-ftalo, azul ultramar, terra-de-siena queimada, carmin e vermelho-cádmio. Medium acrílico.

boas artes!


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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:58

exercícios simples~

Tente este exercício simples:



Modelagem com Cor

Visualizar as cores como tons e usá-las para modelar as formas de um objeto é um bom modo de explorar as propriedades do acrílico. A escolha do motivo deve ser simples, como, por exemplo, esta maçã. Mantenha o fundo plano e concentre-se nos efeitos de luz e sombra, para que a maçã pareça tridimensional.


-painel telado ou papelão preparado para pintura no formato quadrado (12,5 x 15cm de lado). Um pincel chato de cerdas duras, 2 ou 3 pincéis redondos de nylon ou mistos de marta. Um lápis de ponta fina e uma régua. Paleta de 8 cores: negro-marfim, azul-ultramar, carmim, vermelho-cádmio, amarelo-ocre, terra-de-sombra queimado, branco-de-titânio.

boas artes!


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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 20:59

Técnicas Criativas com Acrílico
Você pode criar efeitos admiráveis com acrílico logo de início.

Observe:
1)Aguadas transparentes – esta pintura começa com uma aguada uniforme de um tom mais claro aplicada sobre uma superfície previamente umedecida. Quando essa camada estiver seca, aplicam-se aguadas mais escuras para os contornos das montanhas.



2)Respingos claros esfregados – sobre uma aguada escura parcialmente seca, borrife água. Controle os respingos batendo de leve no pincel molhado, com o indicador de outra mão, e esfregando as manchas com um pincel limpo e seco.



3)Respingos transparentes e opacos – esta combinação de efeitos requer uma superfície umedecida com água e uma escova de dentes cheia de tinta. Mantendo as cerdas para baixo, passe por elas o polegar e então encoste a escova várias vezes na superfície. Outra possibilidade é arrastá-la pressionada sobre o papel- observe as “marcas” resultantes.




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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 21:00

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Acrílico: Material & Técnicas ¯˜"*°••°*"˜¯`~oOo~--~oOo~--~oOo~¯˜"*°••°*"˜¯`

A tinta acrílica é um dos mais modernos meios de pintura. Criada no final da década de 1940, vem sendo aperfeiçoada desde aquela época e constitui, hoje, a escolha preferida de muitos artistas profissionais.

O que é o acrílico
Ao longo dos tempos, artistas e fabricantes de tintas têm procurado o veículo ideal para pintura – ou seja, o aglutinante líquido do pigmento, do qual dependem o brilho, a durabilidade e as características de manuseio de uma tinta.
O veículo do acrílico é uma emulsão líquida de consistência cremosa. Quando úmida, você pode diluí-la em água; depois de seca, deixa de ser solúvel em água, formando uma camada plástica, que se torna transparente como vidro.
A característica mais importante da tinta acrílica é a rapidez com que seu conteúdo de água evapora. A maioria das tintas acrílicas seca totalmente e fica pronta para receber outra camada depois de 30 minutos, ao passo que a tinta a óleo demora horas e às vezes dias para secar.
Depois de secas, as camadas de tinta acrílica ficam bem ligadas entre si, e são extremamente duráveis; portanto, não exigem que você se preocupe muito com a ordem e a espessura em que devem ser aplicadas. Além disso, o acrílico não é tóxico, não racha e seca homogeneamente.
Outra vantagem é sua versatilidade. Ele pode ser diluído para produzir aguadas fluidas transparentes como as da aquarela, ou usado sem diluição, com espátula ou pincel, para formar camadas de impasto.

Pincéis para Acrílico
Você pode usar os mesmos pincéis de cerdas duras que emprega na pintura a óleo, particularmente para aplicar a tinta mais densa. Os pincéis redondos mais macios são os melhores para aplicar tinta acrílica mais fluida. Todos eles sofrem maior desgaste com acrílico do que com óleo; portanto, se quiser comprar pincéis novos, é melhor escolher os mais baratos, feitos de nylon.

Dois pincéis chatos grandes bastam para cobrir áreas extensas: um de cerdas duras e outro, macio, ambos de uma polegada. Para um trabalho mais detalhado, serão necessários dois pincéis redondos macios, um nº10 e outro, nº6. Se você quiser trabalhar com veladuras (sobreposições) e aguadas, use um pincel redondo macio nº12. Não se esqueça de que a tinta acrílica fica insolúvel depois de seca; por isso, lave os pincéis na água sempre que mudar de cor.

Superfícies para a Pintura
As tintas acrílicas podem ser empregadas em quase tudo- papel, pranchas de tela, painéis, telas. No entanto, as superfícies devem ser preparadas de preferência com gesso acrílico – uma pasta branca e espessa, que é simplesmente passada com pincel ou rolo de espuma e que, depois de secar, forma uma superfície lisa e receptiva.

Paletas

Para misturar grandes quantidades de acrílico, a paleta mais indicada é uma bandeja ou prato de esmalte branco, desses que você encontra em lojas de ferragens. Como alternativa, você pode usar um pedaço de vidro com uma folha de papel branco pregada para baixo, ou então uma paleta do tipo usado para pintura a óleo.

Se você decidir trabalhar com tinta muito fluida, experimente usar uma paleta para aquarela, de metal, plástico ou porcelana, e que tenha compartimentos separados.

Meios
Embora você possa diluir a tinta acrílica em água, especialmente se quiser obter um efeito semelhante ao da aquarela, muitos fabricantes produzem meios líquidos de pintura que proporcionam um controle maior. O chamado meio de brilho afina a tinta acrílica, deixando-a com uma delicada consistência cremosa; acrescentando mais meio, a tinta fica transparente, deixando aparecer o brilho das cores de baixo. Depois de seco, dá um acabamento brilhante, igual ao de uma pintura a óleo.

O meio – ou medium- fosco tem exatamente a mesma consistência e também deixa as cores transparentes se você aumentar a quantidade, mas depois de seco irá conferir um acabamento acetinado, sem brilho.

Experimente os dois mediuns separadamente e então misture-os, para ver o que fica melhor. Você notará que uma mistura meio a meio de brilhante e fosco produz um agradável efeito semibrilhante. Esse efeito pode ser explorado em determinados trabalhos – tente-o e talvez você o julgue preferível, em relação ao brilhante ou ao fosco.

Use roupas velhas
Como a tinta acrílica seca rapidamente e é insolúvel, lembre-se de usar sapatos e roupas velhas, ou um avental, ao pintar.

Se você respingar acrílico em um tecido, utilize álcool metilado ou acetona para amolecê-lo, o que facilitará a tarefa de raspá-lo (mas verifique primeiro se o tecido não será afetado).

Deixe a paleta de molho

É sempre difícil tirar tinta acrílica de uma paleta não totalmente plana- como as de aquarela, por exemplo. O melhor método consiste em deixá-la de molho em água fria durante meia hora e depois descascá-la ou raspá-la.

boas artes!

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Re: > Cogito, Ergo Sum~

Mensagem por Corvinus em Sex 2 Jan - 21:02

Vidro
O segredo para desenhar a maioria dos tipos de vidro consiste exatamente em não desenhá-los. Tudo o que você tem de fazer é reproduzir o conteúdo do vidro, se se trata de um recipiente, ou o que está por atrás dele, se está lidando com uma superfície transparente, como uma janela. Reflexos claros e nítidos são um bom indício de que o espectador está de uma peça de vidro. Todavia, como no caso do metal, os indícios mais evidentes são o contexto e a forma do objeto.

Metal & Vidro

Uma característica básica do vidro e do metal é sua capacidade de refletirem luz, forma e cor.
Cada um deles, no entanto, exerce essa característica de maneira distinta.
Assim, para desenhar bem objetos de metal ou de vidro, você precisa aplicar técnicas bem diferentes.

Metal

Em geral, basta localizar o objeto em determinado contexto, precisar sua forma e dar-lhe uma tonalidade de cinza para indicar que é feito de metal.

Às vezes, porém, o objeto é focalizado isoladamente, ou o contexto não é muito definido. Nesses casos, é necessário enfatizar-lhe o tom da superfície e a capacidade refletora, para mostrar sua natureza metálica.

Contrastes Tonais
Ao contrário de outros materiais, o metal tende a refletir toda a luz que incide sobre ele. No entanto, dependendo do ângulo em que a luz o atinge ou da posição em que se acha o observador, o metal polido pode parecer escuro em determinado momento, e reluzente no momento seguinte. Assim, para obter resultados convincentes, você precisa aumentar bastante os contrastes tonais. Só nos pontos em que a superfície está danificada por ferrugem ou embaçada por sujeira é que os tons se misturam de modo mais sutil.




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